sábado, 3 de julho de 2010

Os gatos da Amanda

Tanico e Pipo,
gatos
que me protegem
das estrelas

Tina, minha avó,
está com eles

Na Terra Flora
me cuida,

Olímpia,
irmã gata,
companheira de brincar

CONVALECENÇA

Ao perceber o engodo, pedi uma batida de limão para rebater a danada.

Conto:

Foi na terça feira.
Hoje, sexta, pareço a sereia de quem a bruxa roubou a voz.

A gripe se transvestiu de mulher _ loira, vestida de seda azul, sapatos dourados.

Eu lá no Largo do Arouche, a confundo com uma amiga de infância, a Regina. Nos abraçamos como se ontem. Não nos víamos há vinte anos. Regina, a furtiva, me prestou. Caminhamos entretidas de braços dados até o Viena, para tomar um chá, como antigamente.

Quando me dou conta, Regina se esvai em fumaça, deixando-me um cálice de ouro transbordante de licor de anis. A cor, o aroma. Impossível resistir, adoro licor de anis, me abri ao sabor, aroma, cor _ engoli, não como remédio, prazer cem por cento algodão.

O adoravel líquido não era anis nem licor, mas dona Gripe, engolida por mim gota a gota. Eu a otária, a crédula, enfim...

A Gripe entra, rasga-me a garganta _ suas garras venenosas no princípio nem percebidas, talvez percebidas como o toque de um amante, um tanto luxuriante.

Aí doeu. Foi quando pedi socorro à Batida de Limão, que com todo seu desejo de me socorrer, pouco fez. Não exorcizou a bruxa, pelo contrário, sentiu-se humilhada e frenética, tentando se justificar, invocando a ala das mulatas e pandeiros de escolas de samba.

Caí na cama, no lugar de cair no samba. Semana depois me reergui das cinzas, Fenix, sobrevivi.